Gazeta Itaúna

Emerenciano a Catalunha

Emerenciano a Catalunha

Rua Divinópolis
A primeira coisa que a Prefeitura precisa fazer com urgência é colocar placas impedindo o tráfego de caminhões tanto subindo como descendo. Em Belo Horizonte, nas ruas íngremes que existem por lá, o tráfego de caminhões e ônibus é proibido.
Por enquanto a Prefeitura está pensando em proibir só a descida, mas a subida é tão perigosa quanto a descida. Eu explico o porquê: um caminhão subindo pode quebrar o semieixo, a roda soltar e o caminhão não dar freio. Pode acontecer também de o motor do caminhão estar fraco ou o motorista errar a marcha e ele volta de ré em alta velocidade e provoca outro acidente grave.
A gente subir de carro naquele morro íngreme da Rua Divinópolis atrás de um caminhão dá uma sensação de medo muito grande.
No departamento de trânsito já existia um abaixo assinado dos moradores do bairro Morro do Sol desde janeiro e que o responsável pelo setor na época talvez o engavetou e a atual diretora não sabia da existência deste abaixo assinado. Se as providências tivessem sido tomadas antes, a professora Vânia Silva não teria morrido naquele trágico acidente, daquela sexta-feira, dia 09 de outubro. Também o motorista do caminhão deveria ter descido ali de primeira marcha, pois o motor e a caixa ajudam a segurar o peso que o caminhão estava lotado de hortaliças. Motoristas de caminhões experientes sempre falam que a mesma marcha que se usa para subir tem que usar para descer, do contrário o tambor de freio esquenta e o freio acaba mesmo. Eu até me recordei que no mês de maio de 1991 um caminhão da Kaiser desceu sem freios a Rua Gonçalves da Guia depois de descarregar bebidas em um bar da zona boêmia. O caminhão desceu embalado atravessou a Praça da Matriz e só foi parar quando bateu em uma casa na Rua Capitão Vicente. Naquela época os danos só foram materiais, mas poderia ter feito uma grande matança, visto que era uma sábado, véspera do dia das mães e as ruas estavam cheias de gente. Então o povo está cobrando da prefeitura soluções para várias ruas. A Rua Gonçalves da Guia não deveria ter tráfego de caminhões e ônibus e nem a Rua Diógenes Nogueira que fica ali próximo da Gonçalves da Guia. Na Rua Diógenes Nogueira há muitos anos atrás um caminhão carregado de carvão também perdeu os freios e matou uma menina, filha de uma família tradicional da cidade. Agora estão falando que vão finalmente arrumar a Rua Ramon José de Moura que não será tão íngreme como a Rua Divinópolis e poderá resolver em parte os problemas daquela região.
Se a atual administração é contra quebra-molas então que ponha semáforos para evitar tantos acidentes na região do Morro do Sol. Se não concorda com uma coisa tem que se fazer outra, oa que não pode é deixar as coisas à própria sorte.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *