Câmara aprova prorrogação do prazo para pagamento do IPTU com desconto até 15 de maio

Câmara aprova prorrogação do prazo para pagamento do IPTU com desconto até 15 de maio

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Itaúna, desta terça-feira, 29, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei de autoria do Executivo, que prorroga o prazo para pagamento do IPTU e outros tributos em atraso com descontos até o dia 15 de maio. Com o projeto aprovado, os contribuintes terão os contribuintes terão mais tempo para quitar os impostos com os benefícios de condições especiais, com descontos em juros e multas. A expectativa é de que a medida contribua para a arrecadação e para a saúde financeira do município, ao mesmo tempo em que alivia o orçamento das famílias itaunenses.

Outros destaques da reunião

Ainda durante a sessão, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 43/2025, de autoria dos vereadores Gustavo Barbosa e Israel Antônio Lúcio Neto, que denomina como “Pista de Skate Tonico Rodrigues” um próprio público municipal voltado à prática esportiva. A homenagem reconhece a contribuição de Tonico Rodrigues, um dos pioneiros dos esportes radicais em Itaúna, que ainda na juventude construiu, com a ajuda de amigos, uma pista e um half pipe no quintal de sua casa.

A Casa Legislativa também recebeu o Processo de Veto nº 1/2025, enviado pelo Executivo, que apresenta veto parcial ao Projeto de Lei Substitutivo nº 10/2025, referente à classificação de pessoas com doenças renais crônicas como deficientes físicos no município.

Participação popular e manifestações
A reunião foi marcada por manifestações de cidadãos que usaram a tribuna para apresentar demandas ao Poder Público. Overaldo Rodrigues Pereira alertou para os impactos ambientais causados por grandes empresas de mineração nas nascentes, fauna e flora de Itaúna, Itatiaiuçu e região. Hércules Vinícius dos Santos denunciou o estado de abandono do Parque Ecológico do bairro Morada Nova, que, segundo ele, tem se transformado em um depósito de lixo. Já Hélio Pinheiro criticou o uso político do Hospital Manoel Gonçalves ao longo das últimas décadas, cobrando avanços estruturais efetivos.

Por fim, os vereadores expressaram profundo pesar pelo falecimento trágico do bebê Oliver, fato que comoveu a população local. A Câmara manifestou solidariedade à família da criança e se colocou à disposição para prestar apoio no que for necessário.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *