Belgo Bekaert está entre as empresas com melhores práticas de diversidade e inclusão do Brasil

Belgo Bekaert está entre as empresas com melhores práticas de diversidade e inclusão do Brasil

Ingrid Macelli, de 26 anos, é supervisora de produção na Belgo Bekaert e lidera uma equipe composta em sua maioria por homens (Foto: Sérgio Santos Pedreira)

Empresa foi anunciada em pesquisa Ethos/Época de Inclusão 2022, com destaque para a inclusão de pessoas com deficiência e promoção da equidade de gênero

A Belgo Bekaert, maior produtora de arames de aço da América Latina, está entre as 72 empresas brasileiras com as melhores práticas em diversidade, equidade e inclusão, segundo a pesquisa Ethos/Época de Inclusão 2022, realizada pelo Instituto Ethos com 169 companhias de diversos setores.

Dentre as categorias analisadas, a Belgo Bekaert se destaca em Inclusão de Pessoas com Deficiência e Promoção da Equidade de Gênero, com nota acima da média geral. Fruto de uma transformação cultural, liderada pela Gerência de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social, a empresa tem se tornado signatária de diversos movimentos sociais que reforçam essas práticas.

Em março deste ano, a Belgo Bekaert aderiu ao Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, o Movimento Mulher 360. No ano passado, também tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU; e da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, organizada pelo Instituto Avon, ONU Mulheres e Fundação Dom Cabral. Como prática da promoção da equidade de gênero, a empresa tem o compromisso de elevar para 30% a contratação de mulheres até 2030. Atualmente, dos 3.495 empregados, 13,7% são mulheres. Um dos resultados desse movimento já é celebrado: a Belgo viu dobrar a presença feminina em cargos de liderança. Das 484 mulheres empregadas pela empresa em 2020, 7,9% eram líderes. Já em 2021, o número saltou para 14,4%.

Dentre as práticas para a inclusão de pessoas com deficiência, a empresa aderiu ao Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência e passou a integrar o Grupo Diretor da Rede Empresarial de Inclusão Social pela Empregabilidade de Pessoas com Deficiência (REIS). Recentemente, também estabeleceu parceria com o site Oportunidades Especiais, para facilitar o acesso de pessoas com deficiência às vagas abertas nas nove unidades no Brasil. O programa oferece consultorias especializadas e cursos gratuitos de Libras para a capacitação de todos os empregados. Promovendo ainda mais acessibilidade, seu site institucional (www.belgobekaert.com.br) e seus blogs de conteúdo contam com a Maya, assistente virtual tradutora de Libras, que segundo o Hand Talk, é um recurso oferecido por apenas 1% dos sites brasileiros.

“Sabemos que estamos numa grande jornada, fazendo nossa parte para uma vida melhor para todos e todas. E receber um reconhecimento como este reforça que estamos no caminho certo, nos transformando diariamente em um lugar que acolhe as diferenças e promove oportunidades de crescimento em um ambiente inovador, inclusivo e que permite às pessoas desenvolverem plenamente todo seu potencial”, afirma a gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Bekaert Luciana Macedo.

Sobre a Ethos/Época de Inclusão

A pesquisa concentra o mais amplo levantamento sobre práticas de diversidade, equidade e inclusão do país. Sob a coordenação do Instituto Ethos, a metodologia foi elaborada com a colaboração do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, do Movimento Mulher 360 e da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS).

As 169 empresas participantes preencheram um questionário que verificou desde a governança do tema na companhia às práticas efetivamente executadas. Foram consideradas não apenas as atitudes para a contratação de pessoas diversas, como também os esforços da empresa para ampliar a governança do tema junto à diretoria, a representatividade em suas campanhas publicitárias, a inovação de produtos e em seus fornecedores. E, finalmente, a situação efetiva atual de representatividade de mulheres, pessoas negras, com deficiência e LGBTI+ em níveis de liderança.

Sobre a Belgo Bekaert
A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Possui nove unidades no Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *