Vídeo: entenda clarão misterioso no céu que surpreendeu moradores de Minas Gerais e Brasília

Vídeo: entenda clarão misterioso no céu que surpreendeu moradores de Minas Gerais e Brasília

Vídeo e foto: redes sociais

Moradores de várias regiões de Minas Gerais e do Distrito Federal foram surpreendidos, no início da noite dessa quarta-feira, 14, por um clarão que cortou o céu e chamou atenção nas redes sociais. O fenômeno ocorreu por volta das 18h30 e foi registrado em vídeos que mostram uma luz intensa cruzando os céus do Triângulo, Vale do Aço, Norte, Noroeste de Minas e também da Grande BH.

Relatos vieram de cidades como Belo Horizonte, Uberlândia, Ipatinga, João Pinheiro, Brasilândia de Minas, Bocaiúva e Januária. No Distrito Federal, moradores de Brazlândia, Sudoeste, Gama, Ceilândia e Águas Claras também viram o clarão.

O físico e astrônomo da UFMG, Renato Las Casas, em entrevista à TV Globo, afirmou acreditar que se trata de um lixo espacial reentrando na atmosfera, e não de um meteoro.

‘O lixo espacial, ele está, vamos dizer, aqui mesmo, né? A atmosfera começa a 100 km de altitude. Um lixo espacial, em geral, está a pouca coisa mais do que isso. Agora, já o meteoro, ele vem de longas distâncias. Ele tem uma energia bem maior, uma energia potencial gravitacional, bem maior do que o lixo espacial. Sobra, então, ser um lixo espacial. Está pegando fogo. Devido ao atrito com a atmosfera, ele vai aquecendo até pegar fogo. O que me pareceu nos vídeos que eu vi, é que ele já estava se quebrando’, explicou.

O especialista esclareceu que lixo espacial é qualquer objeto, feito pelo homem, que está sem utilidade no espaço, mas não é possível determinar exatamente qual seria.

Até o momento, a Agência Espacial Brasileira não confirmou a origem do fenômeno. A Força Aérea Brasileira e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também foram acionados, mas ainda não se pronunciaram.

Publicado por CBN

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *