Anatel vai acelerar implantação do 5G em mais de 500 cidades no Brasil; Itaúna está na lista

Anatel vai acelerar implantação do 5G em mais de 500 cidades no Brasil; Itaúna está na lista

O Gaispi, grupo que acompanha a implementação do 5G no Brasil, decidiu nesta terça-feira (11) acelerar a chegada do 5G em pequenas cidades do Brasil, antecipando uma das etapas previstas para ativação da rede em regiões metropolitanas de capitais e no entorno de cidades com mais de 500 mil habitantes.

Com isso, mais de 500 cidades em 36 agrupamentos urbanos já estão sendo alvo de medida para que ocorra a liberação da faixa de 3,5 GHz para uso das operadoras. Se for seguir o cronograma oficial, a tecnologia começaria a chegar a cidades com mais de 500 mil habitantes a partir de 1º de janeiro de 2023. Enquanto que nas cidades menores, seria de forma gradual até 2029.

“A decisão foi motivada por ganhos logísticos que serão obtidos no processo de distribuição e instalação dos kits de recepção, bem como por melhor aproveitamento da comunicação da migração. Com isso, o GAISPI [grupo da Anatel que cuida da implementação do 5G] busca ganhos de eficiência no processo e o melhor uso dos recursos financeiros aportados na entidade”, diz a Anatel em nota.

A migração é uma das etapas para a “limpeza de faixa”, pois a Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, terá que instalar filtros nas antenas para evitar interferências em serviços profissionais de satélite.

Em nota, a Anatel ressalta que a ação não significa que a faixa estará necessariamente disponível para uso em todos os municípios a partir de 2023. “Entretanto, realizar a migração nessas cidades permitirá que o grupo avalie, oportunamente, possível antecipação da liberação da faixa nessas cidades, desde que concluídas também as ações de mitigação de interferências nas estações receptoras do Serviço Fixo por Satélite”, lembra a Anatel.

Conforme a divisão, para receber o 5G, foram separadas 433 cidades localizadas nas regiões metropolitanas de 25 capitais, além de outras 71 próximas a municípios com mais de 500 mil habitantes.

Confira a lista de cidades do agrupamento de Belo Horizonte

Baldim, Barão de Cocais, Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, Bom Jesus do Amparo, Bonfim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itabirito, Itaguara, Itatiaiuçu, Itaúna, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Moeda, Nova Lima, Nova União, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas, Vespasiano.

Fonte: Piconet Notícias

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *